COMO LIDAR COM CRÍTICAS NEGATIVAS
Internamente.
- Analise tudo sem mágoa,
- Separe a maldade do comentário sério.
- Mude o que você concluir que o crítico tem razão.
Externamente.
- Ignore.
- Nunca tome a iniciativa de comentar a crítica.
- Não se defenda publicamente.
- Se algum idiota comentar sobre a crítica, olhe para essa pessoa desprezível com seu melhor olhar blasé, ou então olhe pro infinito, distraído, e diga com voz mansa: Ah! sim, vi. É bom dizer que já viu. Assim ninguém vai querer lhe contar.
- Nunca lembre o nome do indivíduo que escreveu a crítica.
- Se você não puder fingir que não conhece a pessoa, ou porque é conhecida sua ou porque é muito famosa, e se alguém insistir por um comentário seu, defenda seu crítico. Algo assim: Poxa, Fulano falou que ele foi muito raivoso. Será? Eu não sei. Foi a opinião dele, né?É preciso respeitar.
- Se, ainda assim, insistirem por uma opinião sua, diga que ainda está pensando, que toda crítica deve ser ouvida com isenção, seja de quem for. O seja de quem for é importante.
COMO LIDAR COM CRÍTICAS POSITIVAS
Internamente.
- Analise tudo sem vaidade,
- Separe a generosidade do comentário sério.
- Não caia na tentação de repetir aquilo que foi elogiado como se fosse uma fórmula mágica.
Externamente.
- Ignore.
- Nunca tome a iniciativa de comentar a crítica.
- Não se vanglorie publicamente.
- Se algum puxa saco comentar sobre a crítica, olhe para essa pessoa simpática e, com um sorriso compreensível, diga: Ah! Me falaram, mas ainda não tive oportunidade de ler. É importante dizer que não leu para o puxa-saco poder repetir tudo novamente.
- Sempre lembre o nome do indivíduo que escreveu a crítica.
- Se você não puder fingir que não leu, ou depois de lhe contarem o teor do elogio, diga o seguinte: Fulano é muito generoso. Ele viu coisas que eu nem imaginava.
- Se, ainda assim, insistirem por uma opinião sua, diga que está feliz porque as pessoas estão gostando, que literatura é assim, às vezes a gente acerta, e que você ainda está tentando descobrir onde acertou.
Um comentário:
Quem fez esse manual de boas maneiras às línguas maledicentes e bendicentes? Isso se ajusta a tudo. Estou lendo suas cartas e desnundando suas letras.
Postar um comentário