domingo, 18 de janeiro de 2009

Um lembrete bom para época de lançamento de livro

COMO LIDAR COM CRÍTICAS NEGATIVAS

 

Internamente.

 

  1. Analise tudo sem mágoa,
  2. Separe a maldade do comentário sério.
  3. Mude o que você concluir que o crítico tem razão.

 

Externamente.

 

  1. Ignore.
  2. Nunca tome a iniciativa de comentar a crítica.
  3. Não se defenda publicamente.
  4. Se algum idiota comentar sobre a crítica, olhe para essa pessoa desprezível com seu melhor olhar blasé, ou então olhe pro infinito, distraído, e diga com voz mansa: Ah! sim, vi. É bom dizer que já viu. Assim ninguém vai querer lhe contar.
  5. Nunca lembre o nome do indivíduo que escreveu a crítica.
  6. Se você não puder fingir que não conhece a pessoa, ou porque é conhecida sua ou porque é muito famosa, e se alguém insistir por um comentário seu, defenda seu crítico. Algo assim: Poxa, Fulano falou que ele foi muito raivoso. Será? Eu não sei. Foi a opinião dele, né?É preciso respeitar.
  7. Se, ainda assim, insistirem por uma opinião sua, diga que ainda está pensando, que toda crítica deve ser ouvida com isenção, seja de quem for. O seja de quem for é importante.

 

 

COMO LIDAR COM CRÍTICAS POSITIVAS

 

Internamente.

 

  1. Analise tudo sem vaidade,
  2. Separe a generosidade do comentário sério.
  3. Não caia na tentação de repetir aquilo que foi elogiado como se fosse uma fórmula mágica.

 

Externamente.

 

  1. Ignore.
  2. Nunca tome a iniciativa de comentar a crítica.
  3. Não se vanglorie publicamente.
  4. Se algum puxa saco comentar sobre a crítica, olhe para essa pessoa simpática e, com um sorriso compreensível, diga: Ah! Me falaram, mas ainda não tive oportunidade de ler. É importante dizer que não leu para o puxa-saco poder repetir tudo novamente.
  5. Sempre lembre o nome do indivíduo que escreveu a crítica.
  6. Se você não puder fingir que não leu, ou depois de lhe contarem o teor do elogio, diga o seguinte: Fulano é muito generoso. Ele viu coisas que eu nem imaginava.
  7. Se, ainda assim, insistirem por uma opinião sua, diga que está feliz porque as pessoas estão gostando, que literatura é assim, às vezes a gente acerta, e que você ainda está tentando descobrir onde acertou.

Um comentário:

Marielson Carvalho disse...

Quem fez esse manual de boas maneiras às línguas maledicentes e bendicentes? Isso se ajusta a tudo. Estou lendo suas cartas e desnundando suas letras.